top of page
  • Foto do escritorSimony Ornellas Thomazini

Inmet alerta perigo por conta do risco de tempestades que atingem o Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que sinaliza perigo, por conta das chuvas que iniciam nesta terça-feira (14) às 00h00 com término às 22h. A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações queda de árvores e de alagamentos.


Segundo o Inmet há também o alerta vermelho sinalizando grande perigo por conta da forte onda de calor que atingiu o Paraná. O aviso tem início nesta segunda-feira (13) e termina na próxima sexta-feira (17). Há o risco à saúde com temperaturas 5ºC acima da média. Em Nova Esperança, a previsão é que as máximas cheguem a 37ºC nos próximos dias.


Foto: Reprodução/Inmet


Para esta segunda-feira (13), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simpear), a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuvas. A máxima é de 37ºC e a mínima de 26ºC. Na terça-feira (14), o céu deve ficar claro durante todo o dia sem a presença de chuvas com máxima de 35ºC e mínima de 25ºC.


A chuva volta a aparecer na sexta-feira (18) com um volume de 29.2mm. As temperaturas tem uma leve queda com máximas de 28ºC e mínimas de 21ºC.


Instruções segundo o Inmet:


  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Comments


ANDRESA.png
bottom of page